Alagoas
Operação Carro-Pipa do Exército abastecerá comunidades em 38 municípios

Comunidades localizadas no polígono da seca terão reforço no abastecimento de água para consumo humano em 38 municípios alagoanos ao longo de 2021. A estimativa é atender pouco mais de 154 mil habitantes em 1.405 localidades afetadas pela estiagem ou que não disponham da rede de abastecimento. A água chegará a pontos específicos através de carros-pipa de ma operação coordenada pelo Exército.
Para garantir o abastecimento, serão disponibilizados mais de R$ 37 milhões de recursos do Ministério da Integração. O dinheiro é repassado ao Comando do Exército para pagamento das despesas, especialmente aos proprietários dos 195 carros-pipa que firmarem contratos com a instituição. A previsão é de que ocorram 91.164 carradas durante o ano.
O 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Maceió, já divulgou o edital que dará início ao credenciamento de interessados na prestação dos serviços de coleta, transporte e distribuição de água pela Operação Carro-Pipa. Podem participar do processo seletivo empresas ou pessoas físicas, desde que proprietários dos veículos que cumpram as exigências do edital, entre as quais capacidade para transporte de no mínimo 7 mil litros.
O edital pode ser acessado no site http://www.59bimtz.eb.mil.br.
Os contratados irão trabalhar nos municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Publicidade