MAJOR IZIDORO

Cachorro é vítima de maus-tratos e tem os dois olhos arrancados

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Ordem dos Advogados do Brasil
Por Bruno Fernandes 06/11/2020 - 16:36
A- A+
Divulgação
OAB foi acionada após cachorro ter os olhos arrancados
OAB foi acionada após cachorro ter os olhos arrancados

Um ato de crueldade contra um cachorro foi cometido no município de Major Izidoro, na região do Sertão de Alagoas, na última quinta-feira, 5. O animal teve os olhos arrancados por uma pessoa ainda não identificada.

O caso está sendo investigado pela polícia após a Comissão do Bem-estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL) denunciar o crime. De acordo com a presidente da Comissão da OAB-AL, Rosana Jambo, após o ato de crueldade, o animal foi abandonado na porta de uma idosa na cidade.

Apesar dos cuidados da idosa, o cachorro necessita de tratamento e a mulher não possui condições financeiras para arcar com os custos de uma clínica veterinária.

Caso seja identificado, o autor do crime deverá responder por crime de maus-tratos e ficar preso por até cinco anos. A Polícia Civil informou por meio de nota que já está trabalhando para identificar o responsável pela cruel agressão.

'Lei Sansão' endurece pena

No dia 30 de setembro foi publicada no Diário Oficial da União a lei 14.064/20, que aumenta a pena de quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. A norma, determina que a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

O texto publicado altera lei de crimes ambientais (lei 9.605/98) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime.

A norma foi batizada como lei Sansão, em homenagem a um cachorro que foi vítima de agressões em Minas Gerais. O pitbull teve as patas traseiras decepadas por um homem em Confins/MG.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato