INFRAESTRUTURA
Projeto de expansão do VLT é apresentado à diretoria do Clube de Engenharia de Alagoas

A equipe técnica da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, estiveram no Clube de Engenharia de Alagoas, na quarta-feira, 3, para apresentar o projeto de expansão do VLT do Centro até o Maceió Shopping. Com as mudanças, o VLT receberá cerca de mais 30 mil passageiros por dia. Segundo a assessoria da CBTU em Alagoas, o objetivo atualmente é a expansão do VLT pela capital alagoana.

De acordo com o superintendente Carlos Jorge, a cidade só tem a ganhar com a chegada do novo VLT, cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto. ‘’ Hoje, eu acho que a única solução que Maceió tem para ter um transporte sustentável e uma cidade desenvolvida é que o VLT comece a circular por todo território maceioense'', falou Carlos.
Em relação aos prazos, o projeto executivo já foi finalizado e agora está em fase de estudo de desapropriação.
O projeto de expansão até o Maceió Shopping foi apresentado pelo coordenador de acompanhamento de obras da CBTU, Flávio da Mata, já está pronto, e aguarda o levantamento da Prefeitura de Maceió da valoração das desapropriações. A estimativa de investimento da obra é aproximadamente de 45 milhões de reais.
Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o VLT é a alternativa mais viável, segura e acessível para melhorar o deslocamento da população da grande Maceió e diminuir o tráfego de veículos. “Qualquer projeto de mobilidade urbana e de desenvolvimento da malha viária precisa contar com a expansão do VLT". O superintendente informou que a licitação desse projeto está prevista para este ano.
Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Aloisio Ferreira, o Fórum de Engenheiros tem o intuito de debater assuntos de interesse da engenharia alagoana, tem o apoio do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, como o projeto do VLT que irá melhorar a infraestrutura viária da capital.