INFRAESTRUTURA

Projeto de expansão do VLT é apresentado à diretoria do Clube de Engenharia de Alagoas

Por Redação com CBTU 04/03/2021 - 18:53
Atualização: 04/03/2021 - 22:44
A- A+
Arthur Fontes
Evento foi iniciativa do Clube dos Engenheiros para discutir temas sobre projetos de infraestrutura de Maceió
Evento foi iniciativa do Clube dos Engenheiros para discutir temas sobre projetos de infraestrutura de Maceió

A equipe técnica da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, estiveram no Clube de Engenharia de Alagoas, na quarta-feira, 3, para apresentar o projeto de expansão do VLT do Centro até o Maceió Shopping. Com as mudanças, o VLT receberá cerca de mais 30 mil passageiros por dia. Segundo a assessoria da CBTU em Alagoas, o objetivo atualmente é a expansão do VLT pela capital alagoana.

A expansão do VLT até o bairro de Mangabeiras terá 3,7 km de nova malha ferroviária, três novas estações, é parte de um projeto maior que forma um grande anel ferroviário, atendendo a toda a região de Maceió que vai do Centro até a estação Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, com 19 novas estações, e 38,5 Km, passando pelo Parque Shopping, em Cruz das Almas, subindo pela avenida Josefa de Melo, pela Menino Marcelo, Shopping Pátio, no Benedito Bentes, UFAL, Aeroporto até chegar em Rio Largo.



De acordo com o superintendente Carlos Jorge, a cidade só tem a ganhar com a chegada do novo VLT, cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto. ‘’ Hoje, eu acho que a única solução que Maceió tem para ter um transporte sustentável e uma cidade desenvolvida é que o VLT comece a circular por todo território maceioense'', falou Carlos. 

Em relação aos prazos, o projeto executivo já foi finalizado e agora está em fase de estudo de desapropriação.

O projeto de expansão até o Maceió Shopping foi apresentado pelo coordenador de acompanhamento de obras da CBTU, Flávio da Mata, já está pronto, e aguarda o levantamento da Prefeitura de Maceió da valoração das desapropriações. A estimativa de investimento da obra é aproximadamente de 45 milhões de reais.

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o VLT é a alternativa mais viável, segura e acessível para melhorar o deslocamento da população da grande Maceió e diminuir o tráfego de veículos. “Qualquer projeto de mobilidade urbana e de desenvolvimento da malha viária precisa contar com a expansão do VLT". O superintendente informou que a licitação desse projeto está prevista para este ano.

Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Aloisio Ferreira, o Fórum de Engenheiros tem o intuito de debater assuntos de interesse da engenharia alagoana, tem o apoio do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, como o projeto do VLT que irá melhorar a infraestrutura viária da capital.


Encontrou algum erro? Entre em contato