POLUIÇÃO
Litoral de Alagoas tem nove áreas impróprias para banho de mar

O litoral de Alagoas tem nove pontos impróprios para banho de mar por excederem os limites admissíveis de poluição. Segundo o monitoramento realizado pelo Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), nesses locais a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes animais e humanas, é superior ao valor considerado máximo admissível para banho de mar. A bactéria pode transmitir doenças infecciosas.
A maioria dos trechos com balneabilidade imprópria possui influência de rios, canais e córregos. No litoral Sul, três locais não devem ser usados pelos banhistas: em Piaçabuçu (em frente ao Terminal Turístico e em frente ao restaurante Boca do Rio); no município de Penedo (Prainha do Rio São Francisco, em frente ao Bar do Eusébio).
No litoral Norte são impróprios os trechos da praia de Japaratinga (em frente à Rua Amaro Calaça Wanderley); praia de Maragogi (na foz do Rio Maragogi, em frente à foz do Rio Salgado e na foz do Rio Persinunga).
Em Maceió estão impróprios trechos na praia de Jatiúca (entre as Avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira); praia de Cruz das Almas (entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa) e na foz do rio Pratagy, na Ponte AL 101 Norte).