MEIO AMBIENTE

Nova espécie de ave é descoberta em Alagoas e já está ameaçada de extinção

Por Redação 17/03/2021 - 13:03
A- A+
Divulgação
Trogon muriciensis (MZUSP 112768) descoberto na Estação Ecológica de Murici
Trogon muriciensis (MZUSP 112768) descoberto na Estação Ecológica de Murici

Uma nova espécie de surucuá, ave da família Trogonidae, acaba de ser descrita. Descoberta nos remanescentes de Mata Atlântica do Estado de Alagoas, a espécie ocorre em uma área restrita na Estação Ecológica (ESEC) de Murici e conta com poucos indivíduos, por isso, foi considerada pelos cientistas como "criticamente ameaçada". O artigo que descreve a espécie foi publicado no último dia 6, no Zoological Journal of the Linnean Society.

De acordo com informações do UOL, a nova espécie foi batizada de surucuá-de-murici (Trogon muriciensis), em homenagem à sua área de ocorrência.

Ele se distingue de qualquer outra espécie do gênero pelo tamanho - é um pouco menor -, pela coloração da plumagem e pelo barramento da cauda, que segue um padrão de listras. Além disso, foram encontradas diferenças no canto e em caracteres genéticos. Todas estas características foram identificadas em exemplares machos. A fêmea ainda não é conhecida.

"Esta é uma espécie nova e ainda desconhecida da ciência", explica o ornitólogo Luís Fábio Silveira, curador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo.

Segundo ele, durante os trabalhos de campo foram detectadas apenas 20 aves, em uma área isolada, e a estimativa dos pesquisadores é que a população não ultrapasse 90 casais. Em museus, há somente dois exemplares depositados.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato