STF
Ministro vota para manter punição a Dallagnol por post sobre Renan

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Marques votou na sexta-feira, 26, no plenário virtual da Corte para manter uma punição imposta pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao procurador da República Deltan Dallagnol, em decorrência de publicações alegadamente ofensivas ao senador alagoano Renan Calheiros (MDB).
Os outros dez integrantes do STF têm até 7 de abril para votar. O CNMP censurou Deltan por dizer em 2019 que a eventual eleição de Renan para a presidência do Senado —que acabou não ocorrendo— prejudicaria a agenda anticorrupção.
O processo teve origem em representação formulada pelo senador Renan Calheiros, em 18 de março de 2019, para apuração de supostas violações aos deveres ético-profissionais por parte de Deltan Dallagnol.
O senador argumentou que Deltan Dallagnol se valera das redes sociais para tentar influir no resultado da eleição dos líderes do Poder Legislativo e para atacar sua imagem, em alegada atuação político-partidária proibida com a publicação de tweets.
(Com Crusoé).