MACEIÓ

Fórum de engenharia debate viabilidade de obras na Orla Lagunar

Por José Fernando Martins 12/04/2021 - 09:50
Atualização: 12/04/2021 - 11:02
A- A+
Divulgação
Obras do Residencial Vilas do Mundaú
Obras do Residencial Vilas do Mundaú

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 12, um webinário com o tema "Orla Lagunar de Maceió - Novo traçado urbano", que faz parte da programação do 3º Fórum da Engenharia em Alagoas. 

Participaram do evento online o secretário Municipal de Infraestrutura Nemer Ibrahim, a professora da Ufal Nélia Henriques Callado e a presidente do Crea-AL Rosa Tenório. 

Está programada - na Orla Lagunar - a construção de 1.700 residências, a chamada de Vilas do Mundaú, obra planejada pela Prefeitura de Maceió, herança do prefeito Rui Palmeira.

O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibrahim
O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibrahim

O projeto faz parte do 'Maceió de Frente para a Lagoa', uma das promessas do antigo gestor, mas que foi afetado pela instabilidade do solo em bairros causada pela mineração da Braskem. 

De acordo com Ibrahim, dois terços da área foram prejudicados devido a alteração geológica. "E o banco que financiava o projeto cancelou o convênio com o Município", contou.

A alternativa, ainda conforme o secretário, foi planejar o Vilas do Mundaú de outra forma. As obras já foram retomadas e a Prefeitura tem um prazo de 24 meses para conclusão. 

A professora da Ufal Nélia Henriques Callado
A professora da Ufal Nélia Henriques Callado

No entanto, a professora da Ufal Nélia Henriques Callado apontou as dificuldades de se povoar e construir na orla lagunar. 

Conforme ela, a região sofre com a falta de escoamento, interferência da maré e o solo de área de mangue.

"E o terreno é de baixa resistência, ele afunda. Construir na área é difícil simplesmente pela própria natureza do terreno. O Vergel e a Levada deveriam ter uma baixa densidade demográfica", alertou.

Caso contrário, terá que ser investido muito em aterro. "Aumentar densidade nessa região inteira só irá trazer problemas. Estamos invadindo o espaço da natureza". 

Mas, ela pondera: "Existem cidades que fizeram isso, mas com investimento e fiscalização altíssima. Eu não acho viável para nossa atual condição de vida". 

Retomada

As obras do Residencial Vilas do Mundaú foram retomadas em janeiro, após mais de dois anos paradas. O prazo para conclusão é de 24 meses, mas os blocos serão entregues à medida que ficarem prontos, evitando que a população aguarde a finalização completa das obras.

O conjunto habitacional contará com áreas de lazer, quadras de esportes, estacionamentos, praças, centro comunitário, pista de skate e campos de futebol. Também será implantado sistema planejado de saneamento básico, reduzindo a poluição na lagoa, e cerca de 2 km de orla lagunar serão revitalizados. Há ainda terrenos para construção de futura creche, posto de saúde e escola. Cada apartamento possui sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos.

Assista

Publicidade

Continua após a publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato