DADOS DO IBGE

Setor de serviços avança 3,5% em Alagoas no mês de fevereiro

Por IBGE 15/04/2021 - 16:16

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

O setor de serviços cresceu 3,5% em Alagoas na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado marca a volta de uma taxa positiva após o recuo observado em janeiro (-9,4%) que, inclusive, interrompeu a sequência de sete meses consecutivos de altas verificados até o último mês de 2020. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação entre fevereiro de 2021 e o mesmo mês do ano anterior, a queda do setor em Alagoas foi de 7,9%. Nos últimos 12 meses, o recuo verificado no volume de serviços foi de 17,6%.

Setor de serviços avança 3,7% no Brasil

No Brasil, o setor de serviços cresceu 3,7% na passagem de janeiro para fevereiro e superou pela primeira vez o nível em que se encontrava antes da pandemia de Covid-19.

Em nove meses consecutivos de taxas positivas, o setor acumula crescimento de 24,0%, se recuperando assim da perda de 18,6% registrada nos meses de março e maio de 2020.

O crescimento foi bastante disseminado, sendo acompanhado por todas as cinco atividades investigadas e por dezoito das 27 unidades da federação.

São Paulo (4,3%), Minas Gerais (3,5%), Mato Grosso (14,8%) e Santa Catarina (3,9%) registaram as principais altas e o Distrito Federal (-5,1%) a retração mais relevante.

Entre as atividades, a expansão de maior importância em fevereiro foi a dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%), que acumulou ganho de 8,7% nos dois primeiros meses do ano e agora supera em 2,8% o patamar de fevereiro do ano passado.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato