CONTRIBUINTE

Nubank atrasa acesso de usuário à restituição do Imposto de Renda

Por Tamara Albuquerque com Tecnoblog 01/06/2021 - 12:21
Atualização: 01/06/2021 - 16:32
A- A+
Divulgação
Restituição do 1º lote foi depositada nesta segunda-feira, 31
Restituição do 1º lote foi depositada nesta segunda-feira, 31

Usuários do Nubank levaram um susto nesta segunda-feira (31), dia em que deveriam ter recebido na conta digital a restituição do Imposto de Renda. O sistema do banco passou o dia fora do ar no IPhone e Androide, sem que ninguém pudesse acessar o serviço.
Segundo relatos dos usuários, o aplicativo do banco apresentou um erro de conexão ao fazer login na plataforma. A instabilidade afetou o acesso à conta e também ao cartão de crédito pelos apps.

Houve receio de perda do dinheiro do IR depositados no 1º lote de restituição nesta segunda (31). Hoje, o banco afirmou nas redes sociais que o problema foi resolvido. Mas as reclamações de usuários nas redes sociais permaneceram nesta terça-feira. O delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Carlos Almeida, disse que não recebeu nenhuma denúncia ou comunicado sobre o banco. 

Em entrevista ao EXTRA, o delegado disse que o repasse das restituições para os alagoanos contemplados no 1º lote havia sido realizado e que o valor foi de R$ 48,5 milhões distribuídos para 29.186 contribuintes. No site da Receita Federal, no entanto, ao acessar a Situação das Declarações IRPF é solicitado que o contribuinte faça o reagendamento para ter acesso ao crédito. "Caso a restituição não tenha sido creditada, ligue para a Central e Atendimento BB 4004-0001" orienta a Receita.

O NubanK admite que está investigando os relatos e não cita o apagão no sistema. As queixas partem de publicações no Twitter e outras redes feitas desde segunda-feira (31). Pelo Twitter os usuários alegam que, enquanto pessoas de outras instituições já estão com o pagamento em suas contas, o mesmo não aconteceu no Nubank. 

“Ainda não recebi minha restituição do IRPF, era para ser creditada hoje”, disse um cliente nesta segunda-feira (31) ouvido pelo portal Tecnoblog. “Outros bancos já receberam no sábado e ontem”. Um usuário também compartilhou uma captura de tela no começo da noite de ontem. A imagem mostra o site da Receita Federal com a informação de que a restituição foi creditada. “No site da Receita diz que foi creditada e os dados estão certos”, questionou outro cliente da instituição financeira. “O que aconteceu?”

As reclamações continuaram nesta terça-feira (1). Às 10h30, uma cliente disse que optou por receber a restituição na conta da fintech, mas que ainda não tinha recebido o pagamento. O Nubank respondeu o tweet logo em seguida: “Pedimos que aguarde o prazo de um dia útil para compensação do DOC realizado pela Receita Federal. Esse é o prazo habitual, mas podem levar mais tempo se a transferência for feita após às 22h, ok?”

Em meio às interações sobre o caso, o Banco do Brasil orientou um usuário do Twitter a checar se existe valor de restituição no app ou site da Receita Federal. A estatal também sugeriu a verificação dos dados informados para a transação. Segundo o banco, caso algo esteja incorreto, será preciso realizar um novo agendamento. A Receita Federal disse ao Tecnoblog que o pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. “Toda a solução de não crédito é resolvida pelo BB [Banco do Brasil]”, afirmaram.

“Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil”, explicaram. “Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB” ou pela Central de Relacionamento BB.

Em Alagoas, 248 mil contribuintes declaram o Imposto de Renda 2021 no estado este ano. ele orienta ao contribuinte procurar o Nubank para resolver o problema, caso persista. Antes, porém, o contribuinte deve confirmar se o nome dele consta no lote pelo site da Receita Federal.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato