Transporte público
Governo federal confirma R$200 milhões para implantar VLT em Arapiraca
Investimento será lançado na segunda-feira e aproveitará a rede ferroviária inativa na cidade
O município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, receberá investimento de R$ 200 milhões para a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A expectativa é que o novo equipamento de mobilidade urbana tenha 13 quilômetros de extensão. O projeto traz ao estado o ministro de Transportes, Renan Filho, nesta próxima segunda-feira,7, para lançar oficialmente a obra.
Com capacidade para transportar até 400 passageiros por viagem, o novo modal vai conectar a Estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), localizado no bairro Bom Sucesso. A previsão é de que o VLT atenda diretamente moradores de pelo menos sete bairros ao longo do trajeto.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério, o VLT será implantado em parceria com a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. Do total do percurso a ser construído para o VLT, nove quilômetros utilizarão a ferrovia já existente e que passará por revitalização.
De acordo com a pasta federal, a iniciativa representa um marco na modernização da infraestrutura de transporte da região, aliando sustentabilidade, eficiência e integração urbana. “Alagoas, há dez anos seguidos, é o estado que mais cresce no Brasil. Só esse ano, cresceu 30%. O VLT em Arapiraca será um marco na mobilidade urbana da segunda maior cidade do estado”, disse o ministro Renan Filho na época do anúncio sobre a implantação do VLT, em dezembro do ano passado.
Pioneira
O projeto de implantação do VLT em Arapiraca leva para o interior de Alagoas uma proposta de mobilidade urbana inédita. A promessa de uma opção mais rápida e eficiente de transporte de passageiros já é antiga na cidade, desde os anos 2000, mas que não chegou a sair do papel.
Arapiraca tem mais de 243 mil habitantes, é a segunda maior população de Alagoas e possui transporte público deficiente, o que obriga moradores a usarem as vans intermunicipais para locomoção pela cidade. A rede ferroviária de Arapiraca foi inaugurada em 1949 e está sem trem de passageiros desde 1980.