CRIME AMBIENTAL

Empresa é autuada ao tentar jogar chorume de aterro sanitário na Praia do Sobral

Equipe do IMA flagrou caminhões na área do Emissário Submarinho, onde o rejeito seria depositado
Por Tamara Albuquerque 02/06/2021 - 10:08
Atualização: 02/06/2021 - 10:37
A- A+
Divulgação
Caminhão da transportadora Transpaulo, contratada para jogar chorume na praia do Sobral
Caminhão da transportadora Transpaulo, contratada para jogar chorume na praia do Sobral

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou em flagrante caminhões da empresa Transportadora Transpaulo, de Recife, contratados para jogar chorume retirado de um aterro sanitário de Maceió no Emissário Submarino, que escoa na Praia do Sobral. A equipe do IMA e da Comissão de Meio Ambiente da Câmara foram acionados para averiguar a denúncia. O crime é considerado atividade potencialmente poluidora.

Os caminhões foram apreendidos dentro da área do emissário submarino de Maceió,  prontos para jogar no mar o rejeito, considerado perigoso para o meio ambiente. A equipe do IMA recolheu amostras do chorume que estava sendo transportado e se for constatado que realmente os resíduos não têm qualquer tipo de tratamento as penalidades contra a empresa serão agravadas.

Não há, ainda, informação sobre o responsável pelo aterro sanitário de onde saiu o chorume nem foi citado nome de quem contratou a transportadora para fazer o serviço sujo, literalmente falando. Foi aplicado no ato de infração a multa de R$ 34.670,59. 

O vereador Fábio Costa, que faz parte da comissão, avaliou como grave o fato de que o emissário é de responsabilidade da Casal, que receberia este resíduo sem realizar qualquer tipo de análise para aferir ou verificar os limites permitidos pela Resolução 430/2022 CONAMA.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato