EM MACEIÓ

Praça dos Palmares será reinaugurada em dezembro como ponto da cultura negra

Por Assessoria 23/11/2021 - 18:34

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Praça dos Palmares foi revitalizada e será reinaugurada no Centro de Maceió
Praça dos Palmares foi revitalizada e será reinaugurada no Centro de Maceió

Localizada no Centro Histórico de Maceió, a praça dos Palmares existe desde a constituição de Maceió como cidade do tempo do engenho Massayó. A praça recebeu esse nome em homenagem à Zumbi e ao Quilombo dos Palmares, ícones de resistência na luta dos negros que fugiram da escravidão em busca da liberdade em Palmares.

Desde sua construção, esse espaço público tornou-se um ponto de cultura negra, tanto que, até uma roda de conversa foi instituída ali, tornando-se centro de resistência política contra grupos conservadores ligados às oligarquias do estado.

Nos últimos anos, esse patrimônio histórico foi negligenciado até ser resgatado pela atual gestão da Prefeitura de Maceió. Com essa revitalização junto a colocação de uma estátua de Zumbi esculpida em granito pelo artista Joseildo da Costa e doada pelo professor Edson Moreira, a praça vai ganhar novamente o destaque que merece em nossa cidade. No início de dezembro a Prefeitura vai reinaugurar a praça e entregar o patrimônio aos maceioenses. 

“Fico muito feliz com o resultado que estamos conseguindo, graças a sensibilidade do prefeito JHC e ao capricho da equipe do Dr. Yvens Peixoto e sua equipe", explica Dr. Cleber Costa.


Encontrou algum erro? Entre em contato