PARA HIPERTENSÃO

Laboratório recolhe medicamento Losartana por risco de câncer

Por Tamara Albuquerque 08/03/2022 - 17:48
A- A+
Sanofi/Divulgação
Medicamento Losartna potássica, do laboratório Medley é retirado do comércio
Medicamento Losartna potássica, do laboratório Medley é retirado do comércio

Um dos medicamentos mais consumidos pelos brasileiros que sofrem com hipertensão arterial, o medicamento Losartana potássica, fabricado pela companhia Sanofi Medley será retirado do comércio.

O recolhimento do medicamento é voluntário e foi anunciado pelo fabricante. Todos os lotes de losartana potássica da marca Medley sairão das prateleiras das farmácias. A companhia informa que o recall é uma medida de precaução devido à presença de "impurezas mutagênicas nos produtos".


Para o consumidor, a impureza mutagênica deve ser entendida como a presença de uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações aumentariam o risco de câncer em longo prazo, porém, o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido.

O recall não representa custo para os pacientes. Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley pra ter acesso à solução no 0800-703-0014. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado para decidir a substituição do medicamento.

Os produtos recolhidos são:
Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
Losartana potássica 50 mg
Losartana potássica 100 mg


Encontrou algum erro? Entre em contato