EM UM ANO
Cresce 163% número de motoristas flagrados no teste do bafômetro em Alagoas
O número de motoristas flagrados no teste do bafômetro em Alagoas durante o primeiro trimestre de 2022 aumentou em 163% se comparado ao mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira, 5, o Departamento Estadual de Trânsito.
Em números absolutos, o número de casos de motoristas em situação de alcoolemia na condução de veículos passou de 87 casos em 2021 para 229 no mesmo período de 2022. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o limite permitido é de no máximo 0,05 miligramas de álcool por litro de ar.
Também chama atenção nos dados pela autoridade de trânsito o aumento no número de prisões em flagrante, tendo sido realizadas 30 de motoristas que realizaram o teste do etilômetro e tiveram resultados a partir de 0,34 mg/L ou que se recusaram a fazer o teste, mesmo estando com visíveis sinais de embriaguez.
Uma hipótese para o aumento das situações é a flexibilização dos horários de funcionamento de bares e restaurantes em todo o estado. Por conta do avanço da vacinação contra a covid-19, os condutores têm mais facilidade no consumo de álcool em comparação ao início de 2021.
O comportamento de risco também é demonstrado em outras infrações cometidas pelos motoristas: segundo os dados da Lei Seca, de janeiro a março de 2022 foram 158 CNH’s recolhidas e 998 infrações de trânsito autuadas por diversas irregularidades durante as fiscalizações, em todo o estado de Alagoas. Já no primeiro trimestre de 2021, as infrações de trânsito por diversas irregularidades foram 337 ao todo.
Publicidade