TRÂNSITO

Ônibus de Maceió ganham adesivos para indicar 'pontos cegos'

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 02/08/2022 - 19:35
A- A+
Idalécio Lucas/Ascom SMTT
Adesivos indicam os pontos cegos nos coletivos de Maceió.
Adesivos indicam os pontos cegos nos coletivos de Maceió.

Nesta terça-feira, 2, os ônibus começaram a receber os adesivos de sinalização de "pontos cegos". De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a iniciativa tem o objetivo de reduzir acidentes, e mortes, que podem ser causados por pessoas que acessam esses espaços sem a visibilidade dos motoristas dos coletivos.

Os pontos cegos são comuns em veículos grandes como ônibus e caminhões e são áreas sem a visualização do motorista.

O superintendente da SMTT, André Costa, enfatizou o quanto os adesivos são importantes para a segurança viária, já que foram registradas 56 colisões laterais envolvendo ônibus em Maceió.

"Existe um volume de colisões laterais envolvendo ônibus, e parte desses acidentes são causados pela existência do ponto cego e o desconhecimento que as pessoas têm sobre esse ponto. A ideia é conscientizar ciclistas, motociclistas e pedestres, para que eles entendam que há esse ponto cego e o motorista de ônibus não consegue enxergar", destacou Costa.

O evento contou com a participação de técnicos da SMTT, motoristas, ciclistas e motociclistas, e abordou os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes nas vias. Os adesivos com a identificação dos pontos serão fixados nas partes laterais de todos os coletivos do SIMM, que operam na capital, para facilitar a identificação dos locais que as pessoas devem evitar. A previsão é que todos os veículos estejam com os adesivos até o final deste mês.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) traz como tema da campanha deste ano "Juntos Salvamos Vidas". A iniciativa compõe o trabalho desenvolvido pela autarquia municipal para evitar acidentes e preservar vidas.

Os adesivos já são utilizados em outras capitais como São Paulo, Fortaleza e Salvador. A medida é de baixo custo e serve como referencial sobre o ponto sem visibilidade para os motoristas dos coletivos.

"Todos nós dividimos as mesmas vias, tanto motociclistas, ciclistas e motoristas de ônibus e que todos que utilizam das vias saibam das limitações dos motoristas de ônibus, para que evitem acidentes para trazer mais segurança para o transporte", afirmou o representante do Sinturb, Lucas Lyrio.



Encontrou algum erro? Entre em contato