PESQUISA DO IBGE
Taxa percentual de desemprego cai 3% em Alagoas no segundo trimestre
Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
A taxa percentual de desemprego caiu em Alagoas e em outras 21 unidades da federação no 2º trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O maior recuo no trimestre foi registrado no estado de Tocantins, com menos 3,8 pontos percentuais. Pernambuco caiu 3,5 pontos percentuais e Alagoas, Pará, Piauí e Acre também se destacaram, todos com quedas de cerca de 3 pontos.

Apesar das quedas, o Nordeste permanece com a maior taxa de desocupação entre as regiões, de 12,7%. Por estado, o maior índice de desemprego é o da Bahia (15,5%), seguido de Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%).
Os menores índices estão em Santa Catarina (3,9%), no Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Registraram estabilidade na taxa o Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso e Rondônia.
A taxa de desocupação no segundo trimestre de 2022 ficou em 9,3%. No trimestre anterior, o índice nacional estava em 11,1% e no mesmo trimestre do ano passado o desemprego era de 14,2%.