TECNOLOGIA
Legislação municipal emperra expansão da internet 5G em Maceió
Prefeitura terá de se adequar à Lei Geral das Antenas para garantir que nova tecnologia seja acessível a toda população
A expansão da tecnologia 5G em Maceió não será um processo célere, como está acontecendo em outros municípios e capitais do País. Apesar de já ter sido implantada em alguns bairros da cidade, existe a barreira da legislação municipal que emperra a expansão dessa tecnologia e dificulta que ela chegue ao cidadão comum, principalmente nas periferias.
Por conta da defasada legislação municipal, que precisa ser modernizada para aderir à Lei das Antenas (implantada em 2015), Maceió não obteve uma boa classificação no último ranking das Cidades Amigas do 5G, uma classificação adotada após levantamento que identifica dentre os 155 maiores municípios brasileiros aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação da infraestrutura necessária à expansão destes serviços.
No ranking – que é elaborado pela Conexis Brasil Digital, a associação que representa as operadoras de telecomunicações, com os parceiros Teleco e Conecte 5G - Maceió está na 21ª colocação entre as 27 capitais e 82ª entre as 155 maiores cidades, um desempenho ruim. Quando a classificação no ranking é boa, significa que o município está melhorando o acesso à internet do cidadão e, junto com isso, trazendo investimentos para a cidade. Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).
Confira a matéria completa na íntegra, já nas bancas!