DENÚNCIA
Professores contratados do Estado são excluídos da folha do mês e terão contratos rescindidos
Decisão vai afetar mais de 2 mil profissionais com contratos vigentes
Professores contratados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam nesta quinta-feira, 26, a informação que todos os contratos de trabalho serão reincididos e que não haverá liberação dos salários da folha atual de janeiro. A informação está sendo repassada em grupos do whatsapp por diretores de escolas que tomaram conhecimento da decisão em reunião com gestores da área nesta semana.
A categoria ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da Seduc e cobra respostas porque o fato nunca foi registrado anteriormente na rede sem negociação ou aviso prévio à categoria. Segundo a representante do Sindicato dos Professores Contratados da Rede Pública de Alagoas, (Sindprocorpa), Micheline Borges, pelo menos 2 mil profissionais serão afetados pela decisão.
Ela informa que a categoria está em polvorosa com a informação sobre a suspensão do pagamento dos salários há 4 dias do final do mês. Diz ainda que até ao meio-dia de hoje os pré contracheques da categoria estavam postados no sistema online do governo e, depois desse horário os documentos sumiram do programa virtual.
Micheline explica que os atuais contratos dos professores estão em vigor e que a categoria tinha conhecimento apenas da suspensão dos contratos de quem foi admitido pelo governo do estado em 2017. A sindicalista também informa que os profissionais seriam afastados e recontratados em fevereiro.
Nesta sexta-feira, 27, a categoria realiza uma mobilização na porta da Seduc para cobrar respostas dos gestores sobre a informação que circula de forma não oficial. "Isso é um absurdo! Nunca se viu isso em Alagoas!
E o pior é avisar em cima da hora....pois os pré contracheques já estavam disponíveis no site, e de repente, foram retirados!", A reportagem do Extra mantém espaço aberto para ouvir os argumentos dos gestores da Seduc, que não foram localizados.