24 MUNICÍPIOS
Operação Carro-Pipa não é retomada em Alagoas apesar da emergência
Decreto do governo federal ainda não surtiu efeito na volta da operação de abastecimento de água no interior
A Operação Carro-Pipa ainda não retornou aos municípios castigados pela estiagem em Alagoas, apesar do reconhecimento da situação de anormalidade em 24 cidades pelo Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional. O decreto do governo federal foi publicado no dia 15 deste mês e, teoricamente, era o que faltava para que as famílias que sofrem por situação de sede fossem abastecidas pelos caminhões-pipa.
Nesta segunda-feira, 20, o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley Caju, que também é presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), decretou situação de emergência no município em decorrência da longa estiagem. Segundo ele, as aguas ainda existentes em barreiras, açudes e barragens não são apropriadas para consumo humano e as famílias estão sem água potável.
O prefeito enfatiza que a estiagem compromete a sobrevivência na zona rural e também o abastecimento na cidade, onde unidades de saúde e escolas, por exemplo, deixam de funcionar por falta de água. O decreto de Hugo Wanderley tem validade por 180 dias.
A operação Carro-Pipa, executada pelo Exército foi suspensa no governo Bolsonaro por falta de recursos mas já retornou aos estados nordestinos, segundo relatório virtual no site da instituição. Na Bahia, 49 municípios são abastecidos pela operação beneficiando um total de 378 mil famílias. Pernambuco tem 68 municípios beneficiados, Ceará (28), Rio Grande do Norte (38), Piauí (13 municípios), Sergipe (7), e Paraíba (135 municípios).
O decreto federal estabeleceu em situação de emergia os municípios alagoanos de Água Branca
Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira.