MACEIÓ
Prefeitura propõe 6% de reajuste salarial para servidores a partir deste mês
Proposta será avaliada em assembleia da categoria na próxima semana
A Prefeitura de Maceió apresentou uma nova proposta de reajuste salarial para os servidores públicos em reunião realizada nesta quarta-feira,4, com representantes do Sindspref, o sindicato da categoria. O Executivo municipal quer realizar o pagamento da data-base de 2023 com um aumento de 6% na folha salarial do mês de abril sem retroagir a janeiro e elevar em mais 1% o reajuste em novembro, também sem retroativo.
Já para a data-base de 2024, a proposta é incluiu um aumento de 7% começando em Maio. Este ano, as negociações entre servidores e governo foram abertas com uma proposta inicial do Município de 5,79% com pagamento em agosto. A categoria pedia 7% de reajuste salarial com retroativo a janeiro. O impasse pode ser resolvido na próxima semana, quando deve ser agendada a assembleia geral da categoria.
Sidney Lopes, presidente do Sindspref, destaca os avanços no diálogo do sindicato com a gestão, apesar da demora no fechamento do acordo, e agradece o empenho do secretário de Gestão, Ivan Carvalho, em tentar ajustar um acordo com a categoria durante a mesa de negociação.
“Sabemos que este percentual não contempla o que pedimos e que a nossa data-base é em janeiro, colocamos todas essas questões durante as discussões e conseguimos avançar um pouco nos acréscimos dos percentuais e em uma proposta para 2024”, contou.
Segundo Sidney Lopes, os dados apresentados pelo Município em fevereiro deste ano mostravam situação favorável e condições de garantir a reposição salarial aos trabalhadores. Na época, o sindicalista afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe um teto de gastos em 54% e a Prefeitura estaria bem abaixo do percentual, com um comprometimento de 44%.