DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Ministério da Saúde repassa R$ 15 milhões para socorrer Hospital Veredas
Instituição passa por dificuldades financeiras para manter as atividades e pagar funcionários
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, determinou o repasse de R$ 15 milhões para socorrer o Hospital Veredas, em Maceió.
A portaria de número GM/MS Nº 580, publicada na edição da última sexta-feira, 5, do Diário Oficial da União, determina que os recursos sejam transferidos para o Fundo Municipal de Saúde de Maceió e repassados à unidade de saúde.relacionadas_esquerda
O Veredas atua em diversas especialidades com atendimento, consultas, exames, internações (inclusive com serviço de UTI), nefrologia, maternidade e atendimentos oncológicos infantis (tratamento de câncer pediátrico), atendendo pacientes dos 102 municípios de Alagoas gratuitamente, com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Profissionais do hospital, estão sem receber salários há três meses. As folhas referentes aos meses de fevereiro, março e abril deste ano não foram pagas, além de férias e do 13º salário de 2022.
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem também não recebem nenhuma explicação ou justificativa da direção da unidade de saúde, que tem no cargo de diretor-presidente, até 2027, Edgar Antunes Neto, e também a ex-prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, no cargo de diretora financeira.
Trabalhadores e seus familiares declaram nas redes sociais que estão com dificuldades de sobreviver e que precisam recorrer à parentes, amigos e instituições financeiras para pagar contas básicas e comprar alimentos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal) de Alagoas, Mário Jorge Filho, não existe um canal de diálogo com a direção do Hospital Veredas, apesar das inúmeras tentativas de aproximação.
Ele explica, inclusive, que a instituição não ventila a possibilidade de discutir com as categorias uma programação para negociar os débitos e que, ao contrário, deixou de cumprir um acordo de parcelamento, realizado com apoio do Judiciário, para quitar a folha extra do 13º salário em até seis parcelas.
O primeiro pagamento parcelado deveria ocorrer em março deste ano.
Publicidade