ECONOMIA
Economiza Alagoas: Plataforma permite consulta de preços online
Frramenta auxilia o consumidor na busca pelo melhor custo benefício
A plataforma Economiza Alagoas permite que os preços de produtos de diferentes estabelecimentos sejam consultados de forma online. A ferramenta auxilia o consumidor na busca pelo melhor custo benefício. A busca poderá ser feita por descrição ou através de códigos de barras através do site ou do aplicativo, disponível para os sistemas para Android e iOS.
Na plataforma também é possível consultar preços de combustíveis, além de consultar estabelecimentos. "A plataforma é um demonstrativo do quanto um mesmo produto pode ter preços diferentes. Além disso, facilita na hora da compra dos consumidores alagoanos. Os preços variam, bem como tamanhos, marcas, entre outros. Os consumidores podem comparar também diversos preços sem se deslocar até o estabelecimento", frisa o líder do projeto Economiza Alagoas, Eduardo Barbosa.
É importante lembrar que, para ter acesso à segunda via da nota fiscal e outros benefícios, o cidadão deve primeiro cadastrar seu CPF como “Consumidor” no site da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e, em seguida, usar o mesmo login e senha para acessar a área do ‘Espaço do Consumidor’ no site do Economiza Alagoas.
O banco de dados é alimentado pelas informações fornecidas pela Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), documento que registra digitalmente operações comerciais de venda. Quando o consumidor emite a NFC-e, a Fazenda recebe as informações e registra os preços praticados no sistema. Desta forma, os valores são atualizados diariamente. O líder do projeto, Eduardo Barbosa, reforça a importância do contribuinte aderir a NFC-e. Além de servir como fonte para as pesquisas, esta nota garante maior segurança, possibilidade de reimpressão e ainda é possível ser acessada pelo computador ou smartphone.
“Quando o consumidor consulta a nota fiscal que recebe está nos ajudando a encontrar fraudes. Às vezes o estabelecimento apenas imprime a nota, mas não envia para a Fazenda. Para validar qualquer nota fiscal basta acessar o espaço da NFC-e, no site da Sefaz ou baixar algum aplicativo de leitura para QR Code. Alguns apps permitem salvar as consultas, o que possibilita o descarte da nota impressa, além da própria fiscalização”, conclui.
Cada estabelecimento define e informa sua própria descrição do produto, o que faz com que o consumidor atente na forma como vai especificar o item durante a pesquisa.
Período junino
O milho verde (espiga e em lata), milho de canjica, ervilha, milho de pipoca, amendoim, milho para munguzá, fubá de milho, pamonha e leite líquido são os principais produtos mais consumidos e procurados nas festas juninas.
No Economiza Alagoas é possível procurar e comparar os preços desses alimentos. Para ter acesso aos valores, basta colocar a descrição ou o código de barras da mercadoria na plataforma.
O programa foi desenvolvido pela equipe da Tecnologia da informação (T.I.) da Sefaz, com o objetivo de divulgar informações públicas do interesse da população alagoana.