PREVENÇÃO
Vacinação contra influenza é prorrogada até o dia 30 de junho em Alagoas
Imunizante protege contra casos graves da gripe pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
Alagoas prorrogou a vacinação contra a Influenza até o final deste mês. Se depois desta data ainda houver estoque do imunizante, a vacinação segue até que as vacinas sejam distribuídas. O Ministério da Saúde (MS) enviou para o estado 150.980 doses para uso irrestrito a partir dos seis meses de vida.
A vacina protege contra as infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que podem causar hospitalizações e também levar o paciente a óbito.
Para se vacinar basta comparecer nos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios alagoanos, portando o Cartão de Vacinação. No caso das crianças com seis meses a 8 anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose 30 dias após a primeira.
Baixa adesão
A população de Alagoas ainda não se conscientizou sobre a proteção que a vacina confere ao corpo. Apenas 51,45% do público-alvo aderiu à vacinação. Segundo a Sesau, ao analisar a cobertura vacinal por público-alvo, 53,44% das gestantes foram vacinadas contra a Influenza, 54,26% dos idosos e 42,72% das puérperas. Outros 49,44% dos trabalhadores da saúde se vacinaram; 66,86% dos professores; 45,55% das crianças e 35,26% dos indígenas.
“Uma vez mais reforçamos que a vacina contra a Influenza é segura e tem eficácia comprovada. Apelamos para que os maiores de seis meses de vida possam ser vacinados, mas, principalmente, as pessoas que integram o grupo prioritário”, salienta o secretário de saúde Gustavo Pontes.