BOLETIM ATUALIZADO
Alagoas tem 6.880 desabrigados e desalojados pelas chuvas
Dados mais recentes foram divulgados pela Defesa Civil do Estado
O número de desabrigados e desalojados devido às intensas chuvas que assolam o estado desde sexta-feira (7) caiu para 6.880 ante 7.364 registrados ontem (11). Os dados mais recentes foram divulgados pela Defesa Civil do Estado na manhã desta terça-feira (12).
Segundo informações, a cidade Maceió agora é a mais atingida pelas chuvas atualmente, com um total de 1.627 vítimas, sendo 116 desalojadas e 1.511 desabrigadas.
Marechal Deodoro ocupa o segundo lugar na lista de municípios mais afetados pelas chuvas em Alagoas. Os números do órgão indicam que 1.094 pessoas estão desalojadas e 237 estão desabrigadas, totalizando 1.331 indivíduos prejudicados.
O governador Paulo Dantas, acompanhado de seu corpo de secretários, assinou o termo que declara estado de emergência em 32 municípios. Além disso, ele anunciou a criação de um comitê integrado composto por órgãos e secretarias do estado.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, disse nesta terça-feira (11), em Maceió, que o apoio aos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas se dará em uma vertente emergencial e em outra mais estruturante, pautada na mitigação, resiliência e adaptabilidade para esse tipo de evento, com base nos planos de ações humanitárias elaborados pelas municipalidades.
Segundo ele, ainda não há um valor de recursos fechado para envio ao estado, mas a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de prestar todo apoio necessário. Neste momento, as famílias afetadas pelas chuvas vão receber R$ 800 de auxílio e cestas básicas.
Os municípios abrangidos pelo decreto de emergência são:
- Atalaia
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Branquinha
- Capela
- Cajueiro
- Colônia Leopoldina
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Ibateguara
- Jacuípe
- Joaquim Gomes
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Matriz de Camaragibe
- Murici
- Passo de Camaragibe
- Paulo Jacinto
- Paripueira
- Penedo
- Pilar
- Quebrangulo
- Rio Largo
- Satuba
- São José da Laje
- Santana do Mundaú
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- União dos Palmares
- Viçosa
- Maceió
Chuvas devem diminuir
Após os recentes decretos de situação de emergência, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma diminuição nas fortes chuvas nos próximos dias, segundo dados revelados nesta terça-feira (11).
O meteorologista Mamede Luiz, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que nos próximos dias não há previsão de temporais.
Publicidade