SAÚDE

AL tem 61 pessoas na lista de espera por cirurgia de quadril indicada a Lula

Presidente deve passar por procedimento nos próximos meses para tratar uma artrose
Por Bruno Fernandes 31/07/2023 - 09:45
A- A+
Agencia Brasil
Presidente Lula
Presidente Lula

Mais de 8.000 pessoas aguardam no SUS de 16 estados brasileiros por uma artroplastia de quadril, a cirurgia pela qual o presidente Lula (PT) deve passar nos próximos meses para tratar uma artrose. Em Alagoas o número é de 61 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde compilados pelo jornal Folha de São Paulo e divulgados nesta segunda-feira (31).

O Rio Grande do Sul lidera a lista, com 3.684 pacientes aguardando a cirurgia, seguido de Goiás (2.520) e do Espirito Santo (564). Dos estados que incluíram a artroplatia de quadril na lista de cirurgias prioritárias, alagoas é o quarto do Brasil com a menor lista de espera.

Em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, o tempo de espera pelo procedimento na rede pública de saúde é de cinco anos, em média, Mas, segundo relatos de pacientes pelo país, esse tempo pode ser muito maior.

Além de Alagoas, apenas os estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins incluíram a artroplastia de quadril na lista de cirurgias prioritárias a serem contempladas no Programa Nacional de Redução de Filas, que conta com financiamento de R$ 200 milhões do Ministério da Saúde.

A Artroplastia de Quadril consiste na substituição cirúrgica da articulação lesionada por uma prótese confeccionada de materiais artificiais (metal, cerâmica, titânio, polietileno). A substituição pode ser total ou parcial. A Artroplastia Parcial constitui na substituição apenas do componente femoral com a preservação do acetábulo. Já a Artroplastia Total consiste na substituição dos componentes femoral e acetabular (encaixe da cabeça do fêmur com a bacia).

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato