COMISSÃO

CPI do MST realiza audiência pública e visita a assentamento em Alagoas

CPI divulgou os objetivos da visita ao assentamento nas terras da antiga usina Ouricuri
Por Redação 10/08/2023 - 15:10
A- A+
Redes Sociais
MST
MST

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST está em atividade intensa esta semana. Após a realização de uma audiência pública na quinta-feira, 10 de agosto, que contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a comissão se prepara para uma visita ao assentamento dos sem terra localizado na cidade de Atalaia, Alagoas, na sexta-feira, 11 de agosto.

O assentamento ocupa as terras que antes pertenciam à massa falida da Usina Ouricuri, uma usina que faliu nos anos 90. A visita da CPI à região de Alagoas levanta questionamentos sobre seus objetivos e metas em relação ao assentamento, mas até o momento não foram divulgados detalhes específicos sobre a natureza da visita.

Os membros da CPI que estarão presentes na visita representam uma diversidade de partidos e estados. Estarão presentes os deputados Luciano Zucco (Republicanos-RS), Ricardo Salles (PL-SP), Deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL), Deputado João Daniel (PT-SE), Deputado Valmir Assunção (PT-BA) e o Deputado Paulão (PT-AL).

O assentamento em questão se estabeleceu nas terras da antiga Usina Ouricuri em 2004, depois de terem permanecido desocupadas após a falência da usina. A história da ocupação é marcada por lutas e desafios, incluindo o assassinato, em 2005, de Jaelson Melquíades, um membro da direção estadual do MST, por pistoleiros contratados. 


Encontrou algum erro? Entre em contato