SECA
Operação Pipa deixa de distribuir água potável para famílias de Traipu
Apenas 26 municípios estão listados para receber água potável através da ação do ExércitoA Operação Pipa, coordenada pelo Exército para distribuir água potável no Semiárido brasileiro está em execução em 26 municípios de Alagoas, atendendo a um total de 127.852 pessoas com 172 caminhões-pipa. No portal da operação, atualizado até esta quarta-feira,11, a informação é de que o no município de Traipu o abastecimento pela operação foi temporariamente suspenso por determinação da Sedec, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Não há informações sobre o que tenha acarretado a suspensão na localidade, onde 15 pipeiros atendiam 10.472 pessoas em áreas de seca. Traipu tem uma população de 23.565 pessoas, segundo apontou o Censo do IBGE 2022, uma redução de 8,54% dos moradores em relação à contagem de 2010.
Em abril deste ano o município foi um dos primeiros a ser incluído na lista da Operação Pipa, após suspensão da operação em Alagoas no governo Bolsonaro por falta de recursos. A operação já chegou a atender em Alagoas mais de 42 municípios do Sertão e Semiárido.
Confira os municípios beneficiados com a distribuição de água em Alagoas:
Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água do Casado, Olho D'Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.