MONITORAMENTO

Abalos sismológicos são sentidos no bairro do Mutange, em Maceió

Defesa Civil informa que magnitude foi pequena, mas suspendeu operações da Braskem no local
Por Tamara Albuquerque 07/11/2023 - 13:06
Atualização: 07/11/2023 - 18:19
A- A+
Foto: Pei Fon / Secom Maceió/Arquivo
O bairro do Mutange monitorado pela Defesa Civil de Maceió
O bairro do Mutange monitorado pela Defesa Civil de Maceió

Dois eventos sismológicos afetaram nesta segunda-feira, dia 6, a área evacuada no bairro do Mutange, em Maceió. O bairro é um dos afetados pelo fenômenos de afundamento do solo (subsidência) provocado pela mineração irregular realizada pela Braskem na capital.

Segundo a Defesa Civil de Maceió, o primeiro abalo foi sentido às 11h58 com magnitude local de 1.15 e o segundo às 13h44 com magnitude de 1.38, ambas consideradas baixas. Segundo o órgão, os abalos não têm potencial de causar danos à superfície. Também não são perceptíveis e nem sentidos pela população.

Apesar de magnitude pequena, foi determinado à Braskem que repasse dados mais detalhados a respeito de sondagens nos locais afetados. A Defesa Civil informa que os dois abalos sismológicos podem ter relação com o preenchimento das minas de sal-gema no bairro. As operações foram suspensas por 24 horas no bairro. 

A Braskem disse, por meio de nota (veja abaixo), que a região do abalo sísimico possui uma rede de monitoramento robusta e que os eventos ocorridos não alteraram a rotina da região. Disse ainda que a empresa paralisou as atividades no local e comunicou à Defesa Civil.

Leia a nota da Defesa Civil na íntegra:

A Defesa Civil informa que registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro do Mutange na segunda-feira (6). O primeiro (11h58) com magnitude local de 1.15 e o segundo (13h44) com magnitude local de 1.38. São magnitudes consideradas baixas, que não tem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento. Devido a movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente. Determinamos ainda que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema.

Leia a nota da Braskem na íntegra:

A Braskem informa que os eventos microssísmicos detectados nessa segunda-feira, 6, pelos equipamentos de monitoramento ocorreram na área próxima ao antigo Hospital José Lopes. A região possui uma rede de monitoramento robusta, uma das mais modernas do país, capaz de detectar movimentos de baixa intensidade em profundidade e superfície. Os eventos ocorridos ontem foram de baixa magnitude e não alteraram a rotina da região. Preventivamente, a Braskem paralisou as atividades no local e comunicou à Defesa Civil.

  

Publicidade

Continua após a publicidade

 


Encontrou algum erro? Entre em contato