COLAPSO IMINENTE

Governador de AL deve ter reunião com Lula sobre desastre ambiental em Maceió

Maceió está em alerta máximo com risco de colapso de mina da Braskem
Por Redação 01/12/2023 - 14:55
Atualização: 01/12/2023 - 18:48

ACESSIBILIDADE

Afrânio Bastos
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange

O governador Paulo Dantas (MDB) divulgou nesta sexta-feira, 1º, por meio das redes sociais, que vai se reunir com o presidente Lula (PT), assim que este retornar da COP 28, que está acontecendo em Dubai. O assunto em pauta é o desastre ambiental causado pela mineração da Braskem em Maceió. Mais cedo, uma reunião já havia sido marcada com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), para a próxima terça-feira, 5, às 10h.

A mina nº 18 de sal-gema da Braskem está apresentando afundamento de aproximadamente 50 cm por dia, com uma aceleração notável nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil Estadual, a mina, que está prestes a entrar em colapso, afundou mais de 1 metro nas últimas 48 horas.


Embora o colapso ainda não tenha ocorrido conforme previsto, a mina continua sua movimentação rápida, sendo apenas uma questão de tempo. Dados da Defesa Civil Municipal às 6h32 revelaram que o raio de influência da mina atingiu 32 metros no subsolo durante as primeiras horas da manhã de hoje, 1º. Com um volume de 500 mil m³ e profundidade de cerca de 50 metros, a mina está em um estado crítico.

Desde a noite anterior, as autoridades estão em alerta. Um possível abalo sísmico de escala baixa poderá ser perceptível em vários bairros, mas com consequências limitadas à área já isolada nos bairros do Bom Parto, Bebedouro e Mutange, além da navegação na lagoa Mundaú.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato