ALERTA

Braskem explica possíveis cenários para mina que pode colapsar em Maceió

Os dados mais recentes de monitoramento indicam que as alterações no solo se concentram especificamente na área da Mina 18
Por Arthur Fontes 01/12/2023 - 15:47
Atualização: 01/12/2023 - 16:37

ACESSIBILIDADE

Afrânio Bastos
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange

A Braskem emitiu uma nota falando sobre os dois possíveis cenários para o que está acontecendo na mina 18, no bairro do Mutange, em Maceió. 

Os dados mais recentes de monitoramento indicam que as alterações no solo se concentram especificamente na área da Mina 18. Esse cenário, segundo a empresa, pode evoluir de duas maneiras distintas: uma acomodação gradual até a estabilização ou uma eventual acomodação abrupta.relacionadas_esquerda

Desde a tarde de terça-feira, 28, a área de serviço da Braskem nas proximidades do local está isolada como medida preventiva. É enfatizado que a região próxima à mina, já desocupada desde 2020, permanece inacessível.

Recentemente, a empresa junto à Defesa Civil recomendou a realocação emergencial de moradores de 23 imóveis que permaneciam na área de desocupação determinada em 2020.

Das 35 cavidades, nove receberam recomendação para preenchimento com areia. Dentre estas, cinco já tiveram o preenchimento finalizado, três estão em processo e uma não necessita mais do preenchimento de areia, estando pressurizada.

Adicionalmente, em outras cinco cavidades foi confirmado o autopreenchimento, enquanto as 21 restantes estão sendo tamponadas e monitoradas. Em sete dessas cavidades, o trabalho foi concluído.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato