ECONOMIA

Ponte de R$ 202 milhões vai ligar Alagoas a Sergipe e mudar realidade socioeconômica

Empresa já foi licitada e ordem de serviço deve ser assinada ainda este ano
Por Tamara Albuquerque 12/12/2023 - 12:54
A- A+
Divulgação
Baixo São Francisco tem potencial para se destacar no turismo regional
Baixo São Francisco tem potencial para se destacar no turismo regional

O baixo São Francisco, região que abrange os estados de Sergipe e Alagoas, vai receber uma obra que provocará mudanças na realidade econômica, social e turística local. É uma ponte que vai ligar os municípios de Neópolis, em Sergipe, e Penedo, em Alagoas, interligando todo o litoral sul sergipano.

A ponte está orçada em R$ 202 milhões e já tem empresa vencedora da licitação. Lançada em outubro deste ano, em solenidade realizada em Brasília com os governos de Sergipe, Alagoas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, a ordem de serviço pode ser assinada antes do final deste ano, segundo o ministro.

A ponte é um sonho antigo da população da região do baixo São Francisco, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe. A obra vai gerar empregos, desenvolvimento e oportunidades para os moradores e visitantes.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, comemorou o anúncio da empresa vencedora da licitação por meio das redes sociais. De acordo com ele, é gigantesca a importância da obra para o estado e para o Nordeste.

“Dois meses após o lançamento do edital, já temos a empresa vencedora da licitação. Isso mostra o compromisso do ministro Renan Filho e do Governo Federal com nosso estado e com o Nordeste. A obra traz um desenvolvimento econômico e vai gerar empregos para a população da região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe. Também traremos o turismo, que movimenta a economia e é o maior prestador de geração de empregos do nosso estado”, declarou.

A expectativa é de que a obra impulse o turismo na região, que tem um grande potencial natural e cultural. O baixo São Francisco tem belas paisagens e atividades de lazer. A região também tem um rico patrimônio histórico e arquitetônico. O destaque são as cidades de Penedo e São Cristóvão, que tem tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Encontrou algum erro? Entre em contato