POLÍCIA
Suposto médico é acusado de cobrar por consultas em hospitais do SUS em AL
Familiares de pacientes eram pedidos para enviar dinheiro via PIX
Um suposto médico está sendo acusado de cobrar dinheiro via PIX pelos atendimentos prestados a pacientes de hospitais públicos de Alagoas. Nesta terça-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) alertou para esse tipo de tentativa de golpe no estado. A polícia investiga o caso.
A Sesau reforçou que, em nenhuma hipótese, os profissionais entram em contato para realizar cobranças ou solicitar pagamentos, já que as unidades de saúde sob a gestão da secretaria são financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a sociedade.
É importante frisar que hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Estado, Clínicas da Família ou qualquer outra unidade de saúde vinculadas a Secretaria Estadual não cobram pelos atendimentos prestados à população. Os alagoanos têm direito a acessar todos os serviços da rede pública de saúde de forma gratuita, por meio do SUS, conforme previsto no artigo 196 da Constituição da República.
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a saúde é um direito de todos e que não medirá esforços para que os envolvidos sejam localizados e punidos. “O SUS é uma conquista dos brasileiros e qualquer cobrança pelos serviços é um crime grave. Estamos atuando em colaboração com as autoridades para que os autores sejam devidamente identificados e responsabilizados conforme prevê a legislação”, afirmou o titular da pasta.
Publicidade