MORADA DOS PALMARES
Contenção de encosta em conjunto é concluída após 30 anos de reivindicação dos moradores
Prefeitura informa que obra custou aos cofres públicos R$ 6,9 milhões
O prefeito de Maceió, JHC, entregou neste sábado (27) a contenção da encosta do Conjunto Morada Palmares, no Tabuleiro do Martins. Um investimento de R$ 6,9 milhões. JHC foi recebido com um café da manhã pelos moradores, que agradeceram ao prefeito e falaram que o pesadelo com os riscos de deslizamento acabou. Foram mais de 30 anos de espera, segundo eles.
Em sua fala, o prefeito mostrou ainda que Maceió vive uma nova realidade.
“Eu sei os dramas, as angústias que vocês passaram em gestões anteriores. E não tem coisa pior do que falsas promessas, de gerar falsas expectativas. Você projeta o futuro na sua mente, no seu coração, certo de que aquilo vai acontecer e nada acontece. E aí você teme pela sua vida, pela vida da sua família, vê a desvalorização do seu imóvel, a autoestima vai lá para baixo e parece que começa a perder as forças para poder lutar”, disse.
No local foram instaladas as tecnologias de geomantas, gabião e solo grampeados, além de drenagem. A tecnologia mista evita consideravelmente os riscos de desabastecimentos em períodos de chuva.
Moradora do conjunto há 30 anos, Clotilde Barbosa dos Santos, a dona Clô, de 80 anos, tem casa ao lado da encosta e contou do medo que vivia. “Estava muito preocupada com essa situação. Agora tá tudo na paz, foi Deus que abriu a porta do céu e botou esse homem lá. Agora estou me sentindo segura dentro de casa, que maravilhoso”, disse.
Com as obras de contenção, a Prefeitura de Maceió reduziu em 60% as ocorrências no período de chuvas em 2023. Tanto que no ano passado não se teve registro na capital de feridos ou mortos por causa de desabamentos de encostas na quadra chuvosa.
Somente em 2023 foram 20 as obras realizadas, tornando as ações da Prefeitura no maior programa de contenção já visto em Maceió.
Participaram da entrega os vereadores Galba Netto, Cal Moreira, Rodolfo Barros e Brivaldo Marques.