ECONOMIA
Pilar: prefeito Renato Filho inaugura Vila dos Pescadores
Espaços são servir de apoio a pescadores e marisqueiras, que também terão débitos quitados junto à Colônia Z-8
Por Ascom Pilar
31/01/2024 - 13:54
Assessoria
O mês de fevereiro vai começar com boas notícias para pescadores e marisqueiras que tiram seu sustento da Lagoa Manguaba. É que a Prefeitura de Pilar inaugura, nesta quinta-feira (1º), as Vilas dos Pescadores 1 e 2, espaços que vão servir de apoio à atividade pesqueira no município. A entrega dos dois equipamentos está marcada para as 9h, no bairro Engenho Velho, onde o prefeito Renato Filho também vai oficializar a quitação das dívidas de cada trabalhador junto à Colônia Z-8 Mirian Lima.
Antes, porém, dando sequência à programação da Festa de Nossa Senhora do Pilar, a lagoa será palco da tradicional Procissão Náutica de São Pedro, com início às 7h. Já às 13h, será a vez de mais uma competição de regata, disputa que incentiva o turismo sustentável e também conta com o apoio da Prefeitura, que vai distribuir premiação em dinheiro entre os cinco primeiros colocados.
“Já havíamos restaurado, em 2023, a sede da Colônia de Pescadores. Agora, a entrega das vilas representa mais um avanço, um momento muito importante para quase duzentas famílias pilarenses que sobrevivem da lagoa, além de um dia festivo, por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da nossa cidade e que segue iluminando o caminho de todos nós. É dessa forma que seguimos cuidando cada vez melhor da nossa gente”, afirma o prefeito Renato Filho.
Programação religiosa
Também nesta quinta-feira, dando sequência à programação da Festa de Nossa Senhora do Pilar, a Praça Floriano Peixoto será palco de grande show com a cantora paulista Adriana Arydes, considerada uma das maiores vozes da música católica do país. Com mais de 20 anos de estrada, Adriana tem dois DVDs e 10 CDs gravados – um deles, intitulado ‘Sagrado’, rendeu uma indicação ao Grammy Latino de 2019, na categoria Melhor Álbum Cristão. A apresentação está marcada para as 19h.
O ápice das festividades, porém, acontece na sexta-feira (02), dia de Nossa Senhora, quando os fieis participam, pela manhã, de celebração eucarística na Igreja Matriz. E logo após a missa campal das 16h, todos vão sair em mais uma grande procissão pelas ruas da cidade. Já no sábado (03), a partir das 8h, encerrando a programação, será a vez do Santo Terço, seguido da Santa Missa e da elevação da imagem de Nossa Senhora ao altar.
“O nosso povo é um povo de fé, esperança e caridade. Por isso é que a família pilarense festeja esta época do ano. E Nossa Senhora abençoa cada pilarense com todo esse amor. Ela representa a interseção divina para o nosso povo, que aprende, diariamente, a arte de viver a fé católica. Essa relação maternal, portanto, nunca terá fim, porque Nossa Senhora é e sempre será a mãe Deus, a mãe da Igreja”, destaca o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira.
Desde o ano de 2020, a Festa de Nossa Senhora do Pilar integra o calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas, graças a projeto de lei de autoria da deputada estadual Fátima Canuto.