SAÚDE
Alagoas adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue neste sábado
Objetivo é conscientizar sobre a doença e convocar a população a eliminar focos do mosquito
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove neste sábado, 2, uma ação especial voltada para o Dia D de Combate à Dengue, criado pelo Ministério da Saúde (MS). A mobilização, que ocorre em frente à sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió, tem como tema ‘10 minutos contra a dengue’.
“A população precisa se manter sempre atenta e vamos focar na prevenção. Estamos sempre trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde para que a situação não fuja do controle em nosso Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Dengue em Alagoas
Alagoas registrou uma diminuição de quase 90% nos registros de casos de dengue na comparação entre os anos de 2022 e 2023. Conforme o levantamento mais recente divulgado pela Sesau, o Estado registrou 4.287 casos de dengue e quatro óbitos em 2023, marcando uma notável diminuição perante os 33.609 casos e 21 mortes computadas em 2022.
A redução foi alcançada por meio de ações como capacitação de profissionais de saúde e suporte técnico da Sesau aos 102 municípios alagoanos. Mesmo com os indicadores positivos, o Estado vai participar da campanha nacional em busca de diminuir ainda mais a quantidade de casos em Alagoas, diante do cenário de alta registrado em outras unidades da federação.
Combate ao Mosquito
A forma mais eficaz de prevenção da dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypti. A recomendação é que, ao menos uma vez por semana, a população verifique se a caixa d’água está bem tampada e se os pratos de plantas estão sem água. Recomenda-se ainda recolher e acondicionar o lixo do quintal, das calhas, bem como, cobrir as piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Além disso, é importante limpar a bandeja externa da geladeira e a coletora de água do ar-condicionado. Cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água também são recomendações. A limpeza não se restringe só às residências, e possíveis focos de água parada em escolas, estabelecimentos comerciais e em outros locais frequentados diariamente precisam também ter uma atenção especial.
Publicidade