INTERIOR

Estiagem leva ministério a reconhecer situação de emergência em Alagoas

Foram incluídas no decreto as cidades de Cacimbinhas, Canapi, Jacaré dos Homens e Ouro Branco
Por Tamara Albuquerque com Brasil 61 15/03/2024 - 08:39

ACESSIBILIDADE

Agência Gov
Seca avança em municípios de Alagoas e governo federal reconhece situação de emergência
Seca avança em municípios de Alagoas e governo federal reconhece situação de emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira, 14, a situação de emergência em mais 53 cidades de 11 estados brasileiros afetadas por desastres. Em Alagoas, o reconhecimento ocorre em função da estiagem. Foram incluídas as cidades de Cacimbinhas, Canapi, Jacaré dos Homens e Ouro Branco.

Nesta sexta-feira,15, os municípios de Belo Monte e de Inhapi decretaram situação de emergência em função da seca que se intensifica.

O Ministério também decretou situação de emergência em municípios do Ceará, Bahia (por estiagem em algumas cidades e também fortes chuvas em outras), Pernambuco e Piauí. Fora o Nordeste, também entrou no decreto o município de Muçum, no Rio Grande do Sul, que obteve o reconhecimento federal de estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas.

Em Minas Gerais, os municípios de Campanário, Coluna, Crisólita, Itueta, Manhuaçu, Reduto, Santa Maria do Salto, São Domingos do Prata e Setubinha foram castigados por fortes chuvas. Já as cidades de Delfim Moreira e Santa Cruz do Descalvado foram afetadas por enxurradas.

No Espírito Santo, Muniz Freire também foi castigado por fortes chuvas, assim como a cidade de Pacajá, no Pará. Já em Rondônia, os municípios de Alta Floresta D'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão D'Oeste, Ji-Paraná, Parecis e Vilhena também foram afetados pela estiagem.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Agudo e Candiota foram atingidos por vendaval, enquanto Redentora, Tenente Portela e Três Passos obtiveram o reconhecimento federal devido a doenças infecciosas virais. As três cidades registraram aumento nos casos de dengue. Por outro lado, Restinga Seca foi castigada por fortes chuvas.

Por fim, no Paraná, os municípios de Espigão Alto do Iguaçu, Quinta do Sol e Santa Izabel do Oeste obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por doenças infecciosas virais, devido ao aumento dos casos de dengue. Já São Sebastião da Amoreira registrou queda de granizo.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato