ALAGOAS

OAB vai à justiça pedir retorno das visitas semanais aos reeducandos

Visitação de familiares aos reeducandos passou a ser quinzenal na pandemia e é mantida
Por OAB Alagoas 15/03/2024 - 10:25

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Comissão da OAB enviou ofício à 16ª Vara pedindo que a frequência das visitas volte ao patamar pré-pandemia
Comissão da OAB enviou ofício à 16ª Vara pedindo que a frequência das visitas volte ao patamar pré-pandemia

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), enviou, nesta quinta-feira (14), um ofício aos juízes da 16ª Vara de Execução Penal solicitando que seja emitida uma nova portaria determinando o retorno semanal das visitas aos reeducandos do sistema prisional, como ocorria antes da pandemia da Covid-19.

Durante o período de restrições impostos pela pandemia, uma portaria estabeleceu que as visitas aos presos passariam a ocorrer de forma quinzenal, determinação que se manteve até hoje, mesmo com o fim do período de emergência sanitária.

De acordo com o presidente da Comissão da OAB/AL, Roberto Moura, o contato mais frequente com familiares é de fundamental importância para o processo de ressocialização dos reeducandos, e privá-los disso é puni-los duplamente.

Diante dessa situação, caso não seja possível o retorno das visitas semanais, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL sugere a implementação de projetos de diminuição de pena para os reclusos.

“O nosso pedido é para que os juízes emitam uma nova portaria. Caso o nosso pedido não seja atendido, propomos que as visitas continuem quinzenalmente, mas acompanhadas de medidas de redução compensatória da pena para os reeducandos”, afirma Roberto.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato