PREVENÇÃO

Saúde leva vacinação de crianças e adolescentes a escolas municipais

Escolas vão ofertar diversos imunizantes preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação
Por SMS Maceió 18/03/2024 - 13:26

ACESSIBILIDADE

SMS Maceió
Crianças vão poder atualizar cartão de vacinação nas escolas
Crianças vão poder atualizar cartão de vacinação nas escolas

Com a perspectiva de melhorar a cobertura vacinal e diminuir a ocorrência de doenças imunopreveníveis, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) inicia oficialmente, nesta segunda-feira (18), a Estratégia de Intensificação da Vacinação nas Escolas.

Articulada entre as áreas de Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a estratégia do Ministério da Saúde vem sendo realizada desde a primeira semana deste mês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), e estende agora para toda a rede municipal de ensino a atualização vacinal, com os diversos imunizantes preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação.

“O Programa de Imunização do município já promove ações durante todo o ano, mas, nesse momento, estamos intensificando a vacinação de crianças e adolescentes, visando a ampliação da cobertura vacinal adequada à prevenção de doenças nessas faixas etárias”, afirma a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

As equipes volantes de vacinação estarão levando os estabelecimentos de ensino, durante o período da campanha, que segue até o dia 19 de abril, a oferta dos inúmeros imunizantes do calendário vacinal de rotina, como os contra Poliomielite, Sarampo, Meningocócica C e ACWY, Pneumocócica, HPV, Tríplice Viral e Pentavalente. Essas vacinas também estão disponíveis nas salas de vacina das Unidades de Saúde.

“As doses de vacina estarão à disposição das crianças e adolescentes, mas também para os professores, funcionários e pais, conforme a indicação de faixa etária e grupo de prioridade para os imunizantes. A ação acontece das 9h às 16h e contará, em dias variados, com a participação do Zé Gotinha, personagem fundamental nas campanhas de vacinação para ajudar as crianças e adolescentes a, de forma lúdica, perderem o medo das vacinas”, frisou Eunice.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato