PREVISÃO METEOROLÓGICA

AL fica em alerta para possibilidade de chuvas Intensas e rajadas de vento

Dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas.
Por Bruno Fernandes 27/03/2024 - 09:26

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Possibilidade de chuvas acende alerta em Alagoas
Possibilidade de chuvas acende alerta em Alagoas

O Estado de Alagoas encontra-se em estado de alerta devido às previsões meteorológicas que indicam a possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento nas próximas horas, segundo previsão divulgada nesta quarta-feira, 27, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas.

Conforme o Aviso Meteorológico nº 010/2024, válido até o dia 30 deste mês, as rodadas mais recentes dos modelos apontam para a ocorrência de chuvas com potencial para gerar acumulados significativos em pontos isolados de todas as regiões ambientais do estado, com maior intensidade prevista nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.

As condições sinóticas atuais, caracterizadas pela presença de cavados em baixos níveis da atmosfera e distúrbios ondulatórios de leste sobre o Oceano Atlântico, associadas ao forte calor e umidade na costa leste da região Nordeste do Brasil, criam um cenário propício para a formação de áreas de instabilidade, especialmente na faixa litorânea e em algumas áreas do interior da região Nordeste.

Os riscos associados a essas condições meteorológicas incluem a ocorrência de chuvas persistentes que podem gerar acumulados significativos, favorecendo a formação de nebulosidade convectiva e aumentando a possibilidade de rajadas de vento. Isso eleva o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas, além de alertar para possíveis alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos córregos e riachos, e deslizamentos em áreas de encosta caso a chuva persista.

Em caso de intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido um alerta meteorológico ou hidrometeorológico.

Recomenda-se à população alagoana que acompanhe diariamente a previsão do tempo e monitore os níveis dos principais rios por meio do Website da SEMARH, disponível nos links indicados no Aviso Meteorológico. É fundamental que todos estejam atentos e adotem medidas preventivas para garantir a segurança e o bem-estar diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.


Encontrou algum erro? Entre em contato