LEVANTAMENTO
Saiba quais são os carros mais procurados por compradores em Alagoas
Pesquisa feita pela Mobiauto comparou dados do primeiro bimestre de 2024 com mesmo período de 2023Um levantamento feito pela Mobiauto com base nos dados obtidos pelo Autotech, um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, aponta quais são os 10 carros usados mais procurados por compradores em Alagoas no ano de 2024.
Os pesquisadores apuraram a origem de cada clique recebido pela plataforma durante janeiro e fevereiro de 2024, compondo percentuais de busca no site da Mobiauto e compararam com a pesquisa no mesmo período do ano anterior para apurar a evolução percentual. A conclusão é que os carros mais acessados são vendidos com maior facilidade, justamente porque a procura é maior e ganham preços mais rapidamente.
Confira o resultado do levantamento em Alagoas:
Os pesquisadores esclarecem que a variação percentual, expressa na tabela acima, não aponta diretamente o cálculo matemático entre os dois períodos, mas relativiza também o crescimento no número acessos do site. No caso do Strada 2022, por exemplo, o aumento de 0,28% para 1,30%, se fosse um cálculo puro, acusaria 364% de aumento. Só que variação considera o aumento da audiência total do site.
O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa, afirma que, por ser um país de proporções continentais, o Brasil apresenta variações de hábitos de consumo, necessidade de mobilidade e nível socioeconômico.
“Quando me refiro a necessidade de mobilidade, um dos melhores exemplos aparece na comparação entre Rondônia e Rio de Janeiro. No primeiro, você encontra cinco picapes entre os dez modelos mais procurados. Já no Rio, esse tipo de carroceria não aparece. Os cariocas têm uma necessidade muito menor de viajar e transportar carga do que os rondonienses”, exemplifica.
De acordo com o consultor as diferenças são tão significativas que mesmo estados vizinhos tendem a apontar um dos principais fatores que determinam sucesso ou fracasso de modelos de automóveis no país, mas que não costuma ser tão comentado.
“Destaco aqui a relevância dos operadores locais, ou seja, da rede de concessionários. Nós sempre damos uma importância exacerbada ao produto e à estratégia das montadoras, mas nos esquecemos da força dos pontos de venda, que, na minha opinião, são os grandes responsáveis por ditar a performance na venda dos modelos zero km. O sucesso de um determinado modelo entre os seminovos é decorrência disso”, opina o executivo.
Publicidade