PREVISÃO PARA O FERIADO

Sexta-feira Santa será de chuva e ventania em Alagoas, alerta Inmet

Aviso meteorológico é válido para todo o estado
Por Ana Luíza Ambrózio/Estagiaria sob supervisão 28/03/2024 - 19:26

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Inmet
Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em Alagoas
Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em Alagoas

O feriado da semana santa em Alagoas será de chuva e de ventos fortes, segundo alerta divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram emitidos dois avisos de chuvas intensas para todo o estado, válidos até sexta-feira, 29.

Segundo os alertas, de cor amarela (perigo potencial), a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Há risco, apesar de baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Defesa Civil alerta para chuvas em Maceió

Mais cedo, a Defesa Civil de Maceió alertou para possibilidades de chuva na capital. O órgão emitiu um aviso para a população cadastrada na plataforma de alertas. 

O órgão recomenda atenção da população, principalmente a residente em áreas consideradas de risco, seja por possibilidade de alagamentos ou deslizamentos de massa nas encostas. Em caso de necessidade a população pode chamar uma equipe da Defesa Civil de Maceió, ligando de forma gratuita para o telefone 199.

“Há um alerta vigente do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para a possibilidade de chuvas intensas. Estamos monitorando ininterruptamente para, em caso de necessidade, emitir alertas e tomar as medidas cabíveis”, explica Hugo Carvalho, meteorologista da Defesa Civil de Maceió.

Orientações

Em caso de ventania forte, evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há um risco leve, mas presente, de quedas e até mesmo de descargas elétricas.

Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, pois podem representar perigos adicionais. Evitar também o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, por conta dos riscos de danos por descargas elétricas

Para mais informações, entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199 ou com o Corpo de Bombeiros, cujo telefone é o 193. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato