PREVISÃO METEOROLÓGICA
Chuva intensa em AL deve continuar em 73 municípios até terça; veja a lista
Condições apontam ainda para outras áreas de instabilidade no Nordeste do BrasilA Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu na manhã desta segunda-feira, 15, um alerta para a continuidade das chuvas intensas em diversas regiões do estado.
As últimas previsões meteorológicas indicam que as precipitações persistirão, especialmente nas áreas do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Essas condições climáticas adversas devem se estender até a terça-feira, 16, podendo intensificar-se entre o final da tarde e noite desta segunda.
Observações meteorológicas apontam ainda para áreas de instabilidade no Nordeste do Brasil, com a influência de cavados em baixos níveis da atmosfera. Esses fatores favorecem o aumento da nebulosidade e o consequente volume de chuvas na parte leste de Alagoas.
Regiões como Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste são as mais suscetíveis, com previsão de aumento nos acumulados de chuva nas próximas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia listou os 73 municípios afetados:
— Anadia
— Arapiraca
— Atalaia
— Barra de Santo Antônio
— Barra de São Miguel
— Belém
— Boca da Mata
— Branquinha
— Cajueiro
— Campestre
— Campo Alegre
— Campo Grande
— Capela
— Chã Preta
— Coité do Nóia
— Colônia Leopoldina
— Coqueiro Seco
— Coruripe
— Craíbas
— Feira Grande
— Feliz Deserto
— Flexeiras
— Girau do Ponciano
— Ibateguara
— Igaci
— Igreja Nova
— Jacuípe
— Japaratinga
— Jequiá da Praia
— Joaquim Gomes
— Jundiá
— Junqueiro
— Lagoa da Canoa
— Limoeiro de Anadia
— Maceió
— Maragogi
— Marechal Deodoro
— Maribondo
— Mar Vermelho
— Matriz de Camaragibe
— Messias
— Murici
— Novo Lino
— Olho d'Água Grande
— Palmeira dos Índios
— Paripueira
— Passo de Camaragibe
— Paulo Jacinto
— Penedo
— Piaçabuçu
— Pilar
— Pindoba
— Porto Calvo
— Porto de Pedras
— Porto Real do Colégio
— Quebrangulo
— Rio Largo
— Roteiro
— Santa Luzia do Norte
— Santana do Mundaú
— São Brás
— São José da Laje
— São Luís do Quitunde
— São Miguel dos Campos
— São Miguel dos Milagres
— São Sebastião
— Satuba
— Tanque d'Arca
— Taquarana
— Teotônio Vilela
— Traipu
— União dos Palmares
— Viçosa
Atenção especial é direcionada as áreas com histórico de alagamentos e deficiência de drenagem urbana, onde o risco de inundações é elevado. Além disso, podem ocorrer deslizamentos de terra em encostas. Os órgãos competentes recomendam precaução e monitoramento constante da situação.
Os principais riscos associados a esse cenário incluem alagamentos em áreas urbanas, cheias em pequenos riachos e a possibilidade de deslizamentos de terra.
Pontos isolados do Litoral, especialmente na região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, podem registrar acumulados significativos de chuva. No entanto, até o momento, não há previsão de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.
A SPDEN/SEMARH/AL informou ainda que continua monitorando de perto as condições meteorológicas e novas atualizações podem ser emitidas a qualquer momento. A população é aconselhada a acompanhar a previsão do tempo diariamente e manter-se informada sobre os níveis dos principais rios por meio do website da SEMARH.