JUSTIÇA

Calheiros chama Lava Jato de 'milicia de toga' após afastamento de juíza

Gabriela Hardt e três desembargadores foram afastados por supostas irregularidades processuais
Por Redação 16/04/2024 - 08:19

ACESSIBILIDADE

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Renan Calheiros na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Renan Calheiros na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez críticas à operação Lava Jato, referindo-se a ela como uma "milícia de toga". As declarações surgiram após o afastamento da juíza Gabriela Hardt e três desembargadores do TRF-4 por supostas irregularidades processuais.

"A Lava-Jato quebrou empresas, desempregou 4,4 milhões, violou a lei, fraudou a Justiça e perseguiu inocentes. Uma milícia togada com sede de poder e dinheiro", declarou o senador.

Hardt, que atuou como juíza substituta de Sergio Moro, foi afastada devido a uma reclamação disciplinar relacionada à homologação de um acordo entre a Lava-Jato e a Petrobras para criação de uma fundação.

Uma das razões para o afastamento foi uma conversa "informal" da juíza com o ex-procurador Deltan Dallagnol sobre o acordo, seguida pela homologação deste. O corregedor Salomão destacou que a decisão foi tomada com "diversas ilegalidades patentes".

Sergio Moro também está sob investigação na mesma reclamação disciplinar, porém, as suspeitas contra ele serão analisadas posteriormente, segundo o corregedor.


Encontrou algum erro? Entre em contato