CUIDADOS AOS ANIMAIS

Projeto leva atendimento veterinário gratuito a Maceió; saiba mais

Ação acontece nesta sexta-feira, na quadra da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa
Por Redação 16/04/2024 - 22:00

ACESSIBILIDADE

Cecília Calado e Thiago Athaíde
Projeto conscientiza sobre bem estar animal e adoção responsável
Projeto conscientiza sobre bem estar animal e adoção responsável

A escola Estadual Princesa Isabel, localizada no CEPA, realiza o projeto “Meu Pet, minha responsabilidade”, que vai levar atendimento veterinário gratuito para toda a comunidade, nesta sexta-feira, 19.

O evento está programado para acontecer das 9h da manhã às 17h da tarde na quadra de esportes da escola. Além do atendimento, também contará com uma feira de adoção de cães e gatos e um desfile canino.

As ações acontecem em parceria com o Grupo de Pesquisa do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (GRUPEQUI/UFAL) e com o projeto Focinho Responsável.

Durante o atendimento, serão fornecidos exames de sangue, consultas e aplicação de vacinas sem que precisem de agendamento prévio. Para as pessoas que estiverem interessadas no desfile/show pet de cães de pequeno e médio porte, é necessário agendamento prévio pelo formulário clicando aqui.

“Será um prazer receber a comunidade no próximo dia 19 para ter os seus animais bem cuidados e colocar os exames e vacinas em dia. A expectativa também é que a campanha de adoção seja um sucesso e ajude mais animais a conseguirem um lar”, estima a diretora Joseane Martins.

Conheça o projeto

O projeto “Meu Pet, Minha Responsabilidade” busca conscientizar os estudantes sobre ética animal e o combate aos maus tratos. A iniciativa nasceu de um Projeto Integrador (PI), atividade do ensino integral onde os estudantes promovem propostas e ações para atender às demandas da comunidade.

Anabel Silva, idealizadora e coordenadora do PI, explica que tudo começou há aproximadamente um ano, quando se percebeu a afinidade dos alunos com os “pets” que circulavam nos arredores do Cepa.

“Depois dos problemas ocasionados pela mineração no bairro do Pinheiro, muitos animais, principalmente gatos, foram abandonados e vieram parar no Cepa. E daí surgiu a ideia de um projeto de conscientização onde nossos alunos são protagonistas na proteção de animais”, revela.

O projeto foi colocado em prática junto aos estudantes do 2º ano do ensino médio. Em seguida, o GRUPEQUI/UFAL, grupo de pesquisa e extensão, e o Focinho Responsável, canal de adoção do Programa de Apoio aos Animais, firmaram parceria e elaboraram uma série de atividades semanais com os estudantes, que envolveram palestras, campanhas de adoção por outras escolas do Cepa e uma visita ao curso de Medicina Veterinária da Ufal, em Viçosa, para acompanhar a rotina dos profissionais que dedicam o seu tempo no cuidado com os animais.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato