NO ESPÍRITO SANTO

MTE monta operação para resgatar alagoanos em situação análoga à escravidão

Vídeo que mostra os trabalhadores passou a ser compartilhado nesta terça nas redes sociais
Por Redação 14/05/2024 - 12:37

ACESSIBILIDADE

Reprodução / Instagram
Trabalhadores denunciaram situação em fazenda no ES
Trabalhadores denunciaram situação em fazenda no ES

A Superintendência do Trabalho e Emprego em Alagoas monta operação para resgatar 11 trabalhadores alagoanos submetidos à condição análoga à escravidão no sudeste do país. O vídeo que mostra os trabalhadores passou a ser compartilhado nesta terça-feira, 14, nas redes sociais.

Ao contrário do que havia sido noticiado anteriormente em algumas páginas nas redes sociais, o fato ocorre no Espírito Santo e não em Minas Gerais. Ao EXTRA, o MPT informou que foi realizada uma busca com geolocalização e apontou que eles estão no estado capixaba.

O Superintendente Regional do Trabalho em Alagoas, Cícero Filho, afirmou estar tomando todas as providências desde que tomou conhecimento da situação, além de manter contato com a Polícia Federal, bem como com os superintendentes regionais do trabalho de Minas e Espírito Santo.

A secretária de Assistência Social de Penedo, cidade dos trabalhadores, também disponibilizou suporte e aguarda o retorno das vítimas. Uma operação está sendo preparada para resgatá-lo. Assim que houver novas informações sobre o caso, a SRTE/AL fará a atualização dos fatos.

Nas imagens compartilhadas, uma mulher relata que 11 pessoas foram para a fazenda colher café, mas se depararam com a falta do produto. Ameaçados pelo proprietário, alegam não ter recursos para deixar o local.

O dono da fazenda está ameaçando a gente dizendo que se a gente quiser ir embora a gente pode ir, mas que ele está com nosso documento e pode mandar prender a gente - vítima

A Prefeitura de Penedo formalizou denúncia ao MPT e está em contato com o Núcleo de Defesa e Combate ao Trabalho Escravo para localizar e amparar os envolvidos. A Secretaria Municipal de Assistência Social está monitorando o caso e oferecendo apoio para o retorno seguro dos trabalhadores a seu município de origem.


Encontrou algum erro? Entre em contato