em duas décadas

Alagoas registrou quase 4 mil casos de hepatite, aponta Ministério da Saúde

Maior parte das ocorrências está concentrada nas regiões Sul e Sudeste
Por Redação 23/05/2024 - 08:42

ACESSIBILIDADE

© Dênio Simões/Agência Brasília
Vacina da hepatite
Vacina da hepatite

De 2000 a 2022, Alagoas registrou 2.555 casos de hepatite B e 1.275 de hepatite C. Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais, especialmente dos tipos B e C, foram responsáveis por mais de 83 mil mortes no Brasil no mesmo período. 

Ainda de acordo com o levantamento do Ministério, a maior parte dos casos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. 

São Paulo é a Unidade da Federação com o maior número de registros: de 2000 a 2022, foram notificados 58,6 mil casos do tipo B e 133,6 mil da C.

A hepatite B foi incluída no Programa Brasil Saudável do Governo Federal, que visa a eliminação ou redução da carga de transmissão e mortalidade de várias doenças. 

Artur Olhovetchi Kalichman, coordenador-geral de Vigilância do HIV/AIDS e das Hepatites Virais no Ministério da Saúde, alerta para os riscos graves associados a essas doenças, incluindo câncer e cirrose. 

A testagem é fundamental, pois muitos pacientes podem ser assintomáticos por anos. Os testes rápidos estão disponíveis na rede pública de saúde, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de saúde.

Enquanto a hepatite B pode ser prevenida por meio da vacinação, a hepatite C, responsável por 76,1% dos casos de hepatite viral no Brasil, ainda não possui vacina. No entanto, há tratamentos eficazes disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com altas taxas de cura.



Encontrou algum erro? Entre em contato