IMPEDIMENTO
Município de Alagoas está bloqueado para receber recursos do FPM
Prefeitura terá de regularizar pendência para liberar o repasse do dinheiroO município de São Sebastião, em Alagoas, aparece na lista de bloqueados para receber os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio de junho. Até o último domingo (16), outros 36 municípios de outros estados estavam impedidos, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) destaca que entre os principais motivos por trás do bloqueio do repasse do FPM estão dividas da prefeitura com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), falta de recolhimento para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, débitos ativos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); e a não prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).
O gestor público deve identificar o motivo e o órgão responsável pelo congelamento e buscar regularizar a situação. A prefeitura não perde o dinheiro de forma definitiva. Ele apenas fica bloqueado enquanto houver pendências.