EM AVALIAÇÃO

UFAL: fim da greve será decidido em assembleias na próxima semana

Comando nacional da greve decretou encerramento da paralisação no final de semana
Por Tamara Albuquerque 25/06/2024 - 12:39

ACESSIBILIDADE

Vanessa Ataíde/Ascom Adufal
Assembleia que aprovou a greve nacional na Ufal
Assembleia que aprovou a greve nacional na Ufal

Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidem na próxima semana se vão encerrar a greve iniciada no final do mês de março. Os profissionais vão participar de três assembleias para tomada de decisão: a primeira na próxima segunda-feira (1º de julho) no Campus Sertão, em Delmiro Gouveia; e na terça-feira, dia2, no Campus Arapiraca e Maceió.

No domingo, o comando nacional da greve decidiu encerrar as paralisações no país a partir desta quarta-feira (26), quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta das categorias com o governo federal.

Em Alagoas, o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) Jailton Lira revelou que a indefinição sobre seguir o comando de greve ocorre porque a categoria havia rejeitado a última proposta do governo para reajuste salarial, feita no dia 15 de maio, referente aos anos de 2025 e 2026. Os professores consideraram os valores apresentados insuficientes e mantiveram a paralisação no estado. Porém, foram os mesmos valores aprovados no domingo  pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Segundo o sindicato que representa as categorias, a greve nos IFs deve ser encerrada no próximo dia 26, com a assinatura de um acordo junto ao Ministério da Gestão.

O governo ofereceu reajuste linear de 12,8% até 2026, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. Além do reajuste, há previsão da liberação do controle do controle de frequência dos magistrados e a revogação da ampliação da carga horária semanal dos professores em sala de aula, que havia sido feita em 2020.




Encontrou algum erro? Entre em contato