EM AVALIAÇÃO
UFAL: fim da greve será decidido em assembleias na próxima semana
Comando nacional da greve decretou encerramento da paralisação no final de semanaDocentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidem na próxima semana se vão encerrar a greve iniciada no final do mês de março. Os profissionais vão participar de três assembleias para tomada de decisão: a primeira na próxima segunda-feira (1º de julho) no Campus Sertão, em Delmiro Gouveia; e na terça-feira, dia2, no Campus Arapiraca e Maceió.
No domingo, o comando nacional da greve decidiu encerrar as paralisações no país a partir desta quarta-feira (26), quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta das categorias com o governo federal.
Em Alagoas, o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) Jailton Lira revelou que a indefinição sobre seguir o comando de greve ocorre porque a categoria havia rejeitado a última proposta do governo para reajuste salarial, feita no dia 15 de maio, referente aos anos de 2025 e 2026. Os professores consideraram os valores apresentados insuficientes e mantiveram a paralisação no estado. Porém, foram os mesmos valores aprovados no domingo pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
Segundo o sindicato que representa as categorias, a greve nos IFs deve ser encerrada no próximo dia 26, com a assinatura de um acordo junto ao Ministério da Gestão.
O governo ofereceu reajuste linear de 12,8% até 2026, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. Além do reajuste, há previsão da liberação do controle do controle de frequência dos magistrados e a revogação da ampliação da carga horária semanal dos professores em sala de aula, que havia sido feita em 2020.