Maceió

Mulheres parlamentares de 26 países participam de reunião do Fórum do G20

Cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Por Agência Câmara de Notícias 01/07/2024 - 08:15

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Émile Valões/Ascom Semtel
Mudanças climáticas e desastres naturais estão entre os temas do encontro
Mudanças climáticas e desastres naturais estão entre os temas do encontro

Mulheres parlamentares de 26 países participam, nesta segunda, 1º, e terça-feira, 2, da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Legislativo do G20. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, dos países convidados para a Cúpula de Líderes e de organismos internacionais irão debater os temas prioritários do grupo neste ano, com foco nos impactos para meninas e mulheres: promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades.

A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20, em outubro de 2023, passado pelo presidente da Casa do Povo da Índia, Om Birla. O encontro será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma das cidades-sede do G20. A programação contará com sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um Painel Brasil, sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. 

Além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares poderão realizar reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo. A reunião será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares nos debates que estão no centro das atenções mundiais. O P20 é um grupo de engajamento do G20 que visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que possuem papel importante na orientação dos respectivos governos. 

Também participam da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; e outras autoridades federais, do estado de Alagoas e da prefeitura de Maceió.

Delegações confirmadas

Quatro organismos internacionais - União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul - e 26 países irão enviar delegação para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras. Dos países-membros do G20, irão participar: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, India, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos países convidados do grupo: Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal. Dos países de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste. E do Mercosul: Bolívia e Paraguai.

G20 no Brasil

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Os países do grupo representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial. Ao longo deste ano, serão realizadas mais de cem reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. No âmbito Legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro.

Mudanças no trânsito

O evento contará com um esquema especial de trânsito elaborado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas e com a Polícia Rodoviária Federal. As intervenções contarão com bloqueios total e parcial, no entorno do Centro de Convenções, nos dois dias do evento, a partir das 6h.

Os bloqueios total ficarão nos cruzamentos da Rua Celso Piatti com as ruas Rocha Cavalcante e Santa Leopoldina, em frente ao Centro de Convenções; e entre a Avenida Walter Ananias com a Rua Santa Leopoldina, na lateral do Centro de Convenções. "Nesse trecho, o acesso será apenas das autoridades e dos órgãos envolvidos no evento e no plano viário", pontuou Alexandre Serafim, diretor de Policiamento Viário do DMTT.

Além dos pontos de interdição total, o plano viário conta com cinco pontos de bloqueios parciais, com acesso local para moradores e comerciantes da região, nos cruzamentos entre a Rua Celso Piatti com a Av. Comendador Leão; Av. Walter Ananias com a Rua Melo Póvoas; Rua Barão de Jaraguá com as ruas Santa Leopoldina e Rocha Cavalcante; e entre as ruas Senador Barros Leite e Alexsandre Passos.

Exclusivamente no dia 1º de julho, a Rua Sá e Albuquerque estará totalmente bloqueada para o tráfego, a partir das 18h, desde o cruzamento com a Travessa dos Artistas. O trânsito será desviado na Praça Dois Leões para a Rua Barão de Jaraguá. A medida será tomada em razão do jantar de abertura do P20.

Também durante o dia 1º, já a partir das 6h, será proibido o estacionamento na Rua Sá e Albuquerque e na Travessa dos Artistas, tanto na lateral da Praça Dois Leões como na lateral do Museu de Imagem e do Som de Alagoas (Misa). As duas vias serão sinalizadas com cones. O acesso da delegação será feito pela rua lateral da Associação Comercial de Maceió, com o transporte feito no contrafluxo da Rua Sá e Albuquerque.

Programação

Dia 1º de julho (segunda-feira)

9h - Cerimônia de abertura

11h - Abertura da exposição “Mulheres no Poder”

12h- Intervalo para almoço

14h - 1ª Sessão de Trabalho - Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas

16h30 - Intervalo

16h45 - Painel Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres

Dia 2 de julho (terça-feira)

9h - 2ª Sessão de trabalho – Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios

12h - Intervalo para almoço

14h -3ª Sessão de trabalho – Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres

16h30 - Intervalo

16h45 – Sessão de encerramento


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