política

Analista aponta quatro fatores que "garantem" reeleição de JHC no 1º turno

Segundo Marcelo Bastos, prefeito não tem concorrentes potenciais
Por Redação 01/07/2024 - 09:03

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
O prefeito de Maceió, JHC, durante entrega de apartamentos no Vergel do Lago
O prefeito de Maceió, JHC, durante entrega de apartamentos no Vergel do Lago

Em recente levantamento, o Instituto Paraná Pesquisas apontou que o prefeito JHC (PL) tem grande chance de garantir sua reeleição já no primeiro turno em outubro deste ano. Segundo o analista político Marcelo Bastos, quatro fatores podem fazer com que essa estimativa se concretize. 

Primeiramente, o prefeito JHC desfruta de uma gestão amplamente aprovada, alcançando uma taxa de aprovação significativa de 76,9%, conforme revelado na última pesquisa. Além disso, seus potenciais concorrentes apresentam baixo índice de apoio eleitoral. 

Rafael Brito (MDB) detém apenas 3,8% das intenções de voto, seguido por Lobão (Solidariedade) com 2,2% e Ricardo Barbosa (PT) com apenas 0,9%. Em terceiro lugar, nomes que poderiam representar uma ameaça eleitoral significativa para JHC, como Alfredo Gaspar (União), Davi Davino Filho (PP), Cabo Bebeto (PL) e Fábio Costa (PP), atualmente são aliados políticos do prefeito. 

Por fim, segundo o analista político, um fator histórico em Maceió é o "anti-calheirismo", onde nas últimas nove eleições para prefeito, os Calheiros têm enfrentado dificuldades em conquistar o poder municipal. Vale destacar que em cenário estimulado, JHC tem 54,4% das intenções de voto.

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 680 eleitores de Maceió, com entrevistas realizadas presencialmente entre os dias 20 e 25 de junho. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é AL-02718/2024.


Encontrou algum erro? Entre em contato